page view

Destituição de Donald Trump passa primeiro teste

Maioria democrata da Câmara dos Representantes aprovou regras do processo que poderá levar ao ‘impeachment’.

01 de novembro de 2019 às 01:30

O processo de destituição contra Donald Trump passou esta quinta-feira o seu primeiro grande teste no Congresso, com a aprovação pela Câmara dos Representantes das regras do inquérito que poderá levar ao afastamento do presidente dos EUA.

Como se esperava, o resultado da votação refletiu o alinhamento de forças na Câmara, com o processo a ser aprovado com 232 votos a favor e 196 votos contra. Ou seja, apenas dois democratas - Collin Peterson, do Minnesotta, e Jeff Van Drew, de Nova Jérsia - não votaram a favor do processo, enquanto, do lado republicano, todos os congressistas votaram contra.

As regras agora aprovadas estabelecem os parâmetros em que irão decorrer as audiências públicas e televisionadas do processo de destituição na Câmara dos Representantes, bem como a possibilidade de os republicanos chamarem testemunhas e exigirem o acesso a documentos relevantes.

Antes desta votação, os republicanos tinham denunciado o secretismo e falta de transparência com que estavam a decorrer as audiência prévias, com testemunhas ouvidas à porta fechada.

Na base do processo de destituição estão as alegadas pressões de Trump sobre o PR ucraniano Volodymyr Zelenskiy para investigar o antigo vice-presidente Joe Biden, potencial rival democrata de Trump nas presidenciais de 2020. O presidente dos EUA terá mesmo ameaçado reter a ajuda militar à Ucrânia se o governo de Kiev não colaborasse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8