Coronavírus fica ativo na pele durante nove horas
Utilização de desinfetante mata vírus em 15 segundos.
Um estudo feito por investigadores japoneses revelou que o novo coronavírus permanece ativo na pele durante cerca de nove horas. Estes dados reforçam a necessidade de lavagem das mãos para evitar o contágio do vírus. “A sobrevivência de nove horas do SARS-CoV-2 (a estirpe do vírus que causa a doença Covid-19) na pele humana pode aumentar o risco de transmissão por contacto em comparação com o IAV (vírus da influenza A ), acelerando assim a pandemia”, revelaram os especialistas.
O estudo foi feito a partir de amostras de pele retiradas de autópsias a cadáveres humanos cerca de 24 horas após a sua morte, levando os autores da pesquisa a concluir que “a higiene das mãos pode reduzir esse risco” pois, tal como no vírus da gripe, o novo coronavírus é desativado em 15 segundos através da aplicação de etanol, usado em desinfetantes para as mãos.
Confinamento imediato de três semanas
Suíça reforça medidas
O governo federal da Suíça anunciou que o uso de máscara em locais públicos fechados vai passar a ser obrigatório em todo o país e os ajuntamentos com mais de 15 pessoas na via pública estão proibidos a partir desta segunda-feira.
Mesmo com o maior índice de infeções na Europa, o governo checo revelou que vai esperar pelo menos mais duas semanas até avançar com a decisão de um confinamento nacional.
O governo irlandês anunciou que vão ser tomadas medidas “decisivas” e “a nível nacional” pois a imposição do ‘nível 3’ de risco face ao novo coronavírus “não resultou”.
Novo recorde diário
O Ministério da Saúde italiano revelou que o país registou um novo recorde diário de infeções ao contabilizar 11 705 casos confirmados com o novo coronavírus num único dia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt