Dois tiroteios em 13 horas matam 29 pessoas nos Estados Unidos
Homicida do Ohio foi abatido pelas autoridades. Atirador do Texas foi detido após fazer 20 vítimas mortais.
Em apenas 13 horas, dois tiroteios aterrorizaram os Estados Unidos. Depois de uma tragédia que assolou o estado americano do Texas e tirou a vida a pelo menos 20 pessoas, um novo massacre aconteceu este domingo em Dayton, no Ohio, com o atirador, Connor Betts, abatido pela polícia, a abrir fogo junto a uma esplanada de um bar e a fazer nove mortos.
Este último tiroteio, do qual resultaram ainda 27 feridos, ocorreu na área da East 5th Street, no distrito de Oregon. Era 1h20, hora local, quando o homem, com uma arma de cano longo, deu início aos disparos. "Foi um incidente trágico. Felizmente tínhamos vários elementos nas imediações quando o tiroteio começou", sublinhou Matt Carper, um dos elementos das autoridades, fazendo alusão ao facto de o atirador ter sido abatido pela polícia "em menos de um minuto". "O período de violência foi muito curto", explicou.
Os feridos foram transportados para o hospital de Miami Valley e as autoridades montaram um centro de operações onde foram dadas informações a familiares e amigos.
Horas antes, na cidade de El Paso, no estado do Texas, Patrick Crusius, de 21 anos, foi detido. "Queria matar o maior número possível de mexicanos", confessou o homicida, confirmando as suspeitas das autoridades de que se tratava de um "crime de ódio".
Patrick estava armado com uma AK-47 e abriu fogo no parque de estacionamento de uma zona comercial. Para além dos 20 mortos, 26 pessoas ficaram feridas, entre as quais um bebé de apenas quatro meses. O atirador é descrito por políticos norte-americanos como um jovem "racista". Donald Trump usou o Twitter para expressar as condolências às vítimas e repudiar os crimes.
Mãe morre para salvar filho de 2 meses
As mesmas fontes indicam que o corpo da mulher, de 25 anos, foi encontrado sem vida junto ao filho.
No tiroteio em Dayton, no Estado do Ohio, as autoridades norte-americanas confirmaram que uma das vítimas mortais é a irmã do homicida, Connor Betts. Megan, de 22 anos, encontrava-se num carro junto à esplanada de um bar onde morreram mais sete pessoas, quando foi atingida pelos disparos da arma do irmão.
A jovem tinha a seu lado o namorado, que também não resistiu aos graves ferimentos.
Atuou sozinho e tinha proteção auricular
Atirador do Ohio usava colete balístico
Extremismo em manifesto na net
Condolências de Marcelo
PORMENORES
Pedida pena de morte
O procurador público de El Paso, no Texas, vai pedir "pena de morte" para o jovem atirador de 21 anos.
Trump acusado
O ex-congressista do Texas, Beto O’Rourke, acusa Trump de encorajar o racismo nos EUA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt