Duas pessoas morrem após serem vacinadas contra a Covid-19 com fármaco da Moderna
Vacinas faziam parte de um dos três lotes produzidos em Espanha que estão a ser investigados pelo Ministério da saúde.
Duas pessoas morreram no Japão após terem recebido a vacina da Moderna contra a Covid-19, avança o jornal espanhol El País. As vacinas faziam parte de um dos três lotes que estão a ser investigados pelo Ministério da saúde japonês por terem sido detetados "substâncias estranhas".As duas pessoas, com cerca de 30 anos, morreram dias depois de tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Estão a ser investigadas as causas das mortes.
"Até ao momento não há evidências de que as mortes se devam à vacina da Moderna", disseram a empresa Moderna e a Takeda - parceira da farmacêutica no Japão- em comunicado neste sábado. "É importante realizar uma investigação formal para determinar se houver uma conexão", sublinharam.
O Ministério da Saúde do Japão suspendeu, "por precaução", na quinta-feira o uso de 1,63 milhões de doses, provenientes de Espanha, que deviam ser utilizadas ou já tinham sido administradas a alguns pacientes. A farmacêutica espanhola Rovi, um dos locais de produção da vacina Moderna, está a investigar a possível contaminação dos três lotes de injeções.
A Moderna acredita que o problema de fabricação tenha ocorrido numa das linhas de produção em Espanha. Até agora não foi detetado nenhum problema de segurança ou eficácia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt