Duas pessoas morrem após serem vacinadas contra a Covid-19 com fármaco da Moderna

Vacinas faziam parte de um dos três lotes produzidos em Espanha que estão a ser investigados pelo Ministério da saúde.

28 de agosto de 2021 às 10:41
Moderna reduz entrega de vacinas contra a Covid-19 na UE
Partilhar

Duas pessoas morreram no Japão após terem recebido a vacina da Moderna contra a Covid-19, avança o jornal espanhol El País. As vacinas faziam parte de um dos três lotes que estão a ser investigados pelo Ministério da saúde japonês por terem sido detetados "substâncias estranhas".As duas pessoas, com cerca de 30 anos, morreram dias depois de tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Estão a ser investigadas as causas das mortes.

"Até ao momento não há evidências de que as mortes se devam à vacina da Moderna", disseram a empresa Moderna e a Takeda - parceira da farmacêutica no Japão- em comunicado neste sábado. "É importante realizar uma investigação formal para determinar se houver uma conexão", sublinharam. 

Pub

O Ministério da Saúde do Japão suspendeu, "por precaução", na quinta-feira o uso de 1,63 milhões de doses, provenientes de Espanha, que deviam ser utilizadas ou já tinham sido administradas a alguns pacientes. A farmacêutica espanhola Rovi, um dos locais de produção da vacina Moderna, está a investigar a possível contaminação dos três lotes de injeções.

A Moderna acredita que o problema de fabricação tenha ocorrido numa das linhas de produção em Espanha. Até agora não foi detetado nenhum problema de segurança ou eficácia.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar