Engenheiro deu alerta há 3 anos sobre danos em prédio que ruiu em Miami
Vistoria de 2018 referia “danos estruturais importantes” na zona do prédio junto da piscina.
Após mais uma noite de buscas infrutíferas por sobreviventes nas ruínas do prédio de 12 andares que ruiu em Miami, começa a ganhar peso a procura de explicações para a tragédia. De acordo com o ‘New York Times’, um engenheiro alertou há já três anos para “danos estruturais” graves que punham em causa a segurança do edifício.
De acordo com o relatório de vistoria de 2018, o prédio tinha mesmo “um erro importante” no desenho original que poderia explicar os danos visíveis na altura “em rachas abundantes” na zona sob a piscina e no parque de estacionamento subterrâneo.
“As falhas do isolamento para a água estão a causar danos estruturais importantes na placa de betão sob estas áreas”, refere o relatório assinado pelo consultor Frank Morabito.
Contudo, em nenhum momento o engenheiro deu a entender que houvesse risco iminente de colapso do prédio de 40 anos, em Surfside, a norte de Miami Beach.
Por ironia do destino, estava agendado para este ano o início de reparações na estrutura e começaria muito em breve o processo de recertificação atualmente exigido a edifícios com 40 anos situados em zonas próximas do mar.
Recorde-se que há quatro mortos confirmados e 159 pessoas por localizar. O governador da Florida, Ron DeSantis, promete investigação exaustiva às causas da tragédia “pois todas as pessoas afetadas de forma direta querem uma resposta”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt