EUA estão a retirar tropas de bases aéreas no Médio Oriente antecipando possível ação militar do Irão

Medida visa proteger militares de uma possível retaliação de Teerão em caso de ataque dos Estados Unidos.

14 de janeiro de 2026 às 15:25
Trump já ameaçou com uma interveção no Irão caso a repressão se mantenha Foto: Getty Images
Partilhar

Os Estados Unidos começaram a retirar centenas de soldados de bases aéreas no Médio Oriente, antecipando uma possível ação militar do Irão. A notícia está a ser avançada pela NBC News e pela Reuters, com base em informações de um oficial americano e elementos conhecedores do tema.

As tropas da Base Aérea de Al Udeid, no Catar, de acordo com a NBC News, estão a ser transferidas para outras instalações e hotéis na região, para ficarem fora de perigo caso algum ataque dos EUA desencadeie uma retaliação de Teerão contra interesses americanos, disseram as mesmas fontes.

Pub

Em junho, o Irão lançou um ataque com mísseis contra a base aérea de Al-Udeid, alegando tratar-se de uma retaliação aos ataques americanos contra as suas instalações nucleares.

O governo do Catar, entretanto, confirmou que os militares estavam a ser retirados da base "em resposta às atuais tensões".

Esta ação surge num momento em que o presidente Donald Trump pondera uma série de opções para uma possível ação militar no Irão, em resposta à repressão do regime contra os manifestantes.

Pub

As autoridades iranianas, recorde-se, afirmaram no domingo que bases militares americanas e israelitas na região poderiam ser atacadas caso fosse perpetrada alguma ofensiva militar contra o país.

O número de mortos no Irão disparou devido à brutal repressão das autoridades, com 2.571 mortos e mais de 18.100 presos, segundo a agência de notícias Human Rights Activists News Agency (HRNA), sediada nos EUA. O número de mortos nos protestos que já duram há duas semanas supera em muito qualquer outro no Irão desde a revolução de 1979.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar