Fábrica no Brasil vai produzir um milhão de vacinas contra a Covid-19 por dia

Instalações do Instituto Butantan vão ficar prontas em cinco meses.

09 de novembro de 2020 às 08:14
vacina coronavírus, covid-19, coronavírus, pandemia Foto: Reuters
Partilhar

Uma nova fábrica do Instituto Butantan poderá produzir por dia um milhão de doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 a ser testada no Brasil, a partir do segundo trimestre de 2021, disse o secretário de Saúde de São Paulo. "A nova fábrica está a ser construída e ficará pronta em cinco meses.

Vai produzir várias vacinas, entre elas a Coronavac", afirmou Jean Gorinchteyn. O Instituto Butantan é um dos principais órgãos de investigação e produção de vacinas do Brasil. Funciona sob a tutela da Secretaria de Saúde do Governo do estado de São Paulo. Participa desde julho nos testes da Coronavac.

Pub

Desde o início da pandemia, investigadores estrangeiros e farmacêuticas multinacionais têm incluído pacientes brasileiros nos seus trabalhos, já que, para que se possa avaliar a eficácia de um medicamento, é preciso testá-lo em locais com grande número de infetados.

Merkel defende as restrições

Pub

Angela Merkel anunciou que será necessário manter algumas das restrições até que 60 a 70 por cento da população esteja imunizada contra o coronavírus. A chanceler alemã reconheceu a dureza das medidas, no entanto, qualifica-as como necessárias, Nesta altura, 0,8 por cento da população está infetada. 

África com mais 21 942 recuperados

África registou um aumento de 378 mortes e quase mais 15 mil casos de infeção pelo novo coronavírus. Contudo, o indicador que mais subiu foi o número de recuperados. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, nos 55 Estados-membros da organização contam-se mais 21 942.

Pub

RADAR COVID

Máscaras e rendimento

Um estudo da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, revela que o rendimento em exercício e os níveis de oxigénio no sangue não são afetados no caso de pessoas sãs que utilizam máscara durante treinos. Isto depois de se ter questionado se a máscara podia comprometer a absorção de oxigénio.

Pub

Acordo com a Argentina

A AstraZeneca anunciou um acordo com a Argentina para a venda de 22 milhões de doses da sua vacina contra a coronavírus quando se completar o seu desenvolvimento. Espera-se começar a distribuição no primeiro semestre do próximo ano.

Anticorpos variam

Pub

Crianças e adultos produzem diferentes tipos e quantidades de anticorpos em resposta à infeção, sugere um estudo publicado na revista científica Nature Immunology. Essas diferenças podem significar que o curso da infeção e da resposta imunitária é distinto nas crianças.

China regista casos provenientes de fora

A Comissão de Saúde da China anunciou ter identificado 28 novos casos em 24 horas, todos oriundos do exterior. Pelo segundo dia consecutivo, o país não contabilizou novos contágios locais, depois de em 28 de outubro ter identificado um novo surto na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar