Fragata de Espanha libertou navio mercante capturado por piratas na costa da Somália
Piratas não foram capturados.
A fragata espanhola Victoria, integrada nas forças europeias destacadas na Operação Atalanta para lutar contra a pirataria no Oceano Índico, libertou esta sexta-feira o navio mercante Hellas Aphrodite, com bandeira maltesa, e os 24 tripulantes.
A embarcação, de transporte de petróleo e químicos, tinha sido atacada por piratas na manhã de quinta-feira, a aproximadamente 700 milhas náuticas de Mogadiscio, capital da Somália, informou esta sexta-feira a Operação Atalanta, que tem o quartel-general na Base Naval de Rota, em Cádiz.
Quando foi alertada para o ataque, a Operação Atalanta destacou de imediato recursos de superfície e aéreos.
O navio espanhol Victoria, com o helicóptero, o veículo aéreo não tripulado (VANT), a aeronave de patrulha e reconhecimento marítimo, e uma equipa de operações especiais participaram na libertação do navio mercante, informou a Operação Atalanta.
Os piratas não foram capturados.
Por isso, os efetivos da Atalanta continuam a busca do grupo, enquanto recolhem provas e informações que apoiem o seu julgamento quando forem capturados.
"A colaboração com as formas regionais e internacionais na zona foi decisivo para a libertação do navio", indicou a Operação Atalanta, que explica que na operação participaram as autoridades da Puntlandia, as Forças Marítimas Combinadas, aeronaves japonesas P3C, aeronaves de reconhecimento e patrulha marítima das Seychelles e o Comendo Conjunto de Operações de Espanha.
As ameaças na zona do incidente continuam a ser "críticas" pelo que a Operação Atalanta "recomenda encarecidamente aos navios mercantes e outros navios vulneráveis que se registem no Sistema de Registo Voluntário do MSCIO, para facilitar a vigilância e a resposta mais eficaz da parte das forças da Atalanta e dos seus parceiros na luta contra as ameaças à segurança marítima".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt