page view

EUA destroem dois barcos suspeitos de tráfico de droga no Pacífico

Marinha dos EUA alarga âmbito da operação, até agora limitada às Caraíbas.

24 de outubro de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Vídeo divulgado pela marinha dos EUA mostra suposta interdição de navio de contrabando no Pacífico

AP

Duas embarcações que alegadamente transportavam droga para os EUA foram destruídas por forças militares norte-americanas no Pacífico na madrugada desta quinta-feira. É a primeira vez que os EUA atacam barcos de traficantes naquela região, no que parece indicar um alargamento do teatro de operações da campanha ordenada pelo Presidente Donald Trump para travar a entrada de drogas duras nos EUA. Até agora, as operações da força aéreo-naval norte-americana estavam circunscritas ao mar das Caraíbas.

Os ataques foram anunciados pelo Secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, que comparou os grupos narcotraficantes à al-Qaeda. "Tal como a al-Qaeda trouxe a guerra ao nosso país, também estes cartéis declararam guerra às nossas fronteiras e à nossa população", acusou. Pelo menos cinco pessoas morreram nos ataques, elevando para 37 o número de alegados traficantes mortos desde o início da operação, no mês passado.

Donald Trump confirmou os ataques, cuja legalidade defendeu apesar de careceram de autorização do Congresso, e voltou a ameaçar com "ataques muitos duros em terra" se os narcotraficantes optarem por trazer a droga por aquela via. "Cada barco afundado permite salvar 25 mil vidas", alegou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8