França apresa barco de pesca britânico
Paris acusa Londres de não respeitar direitos de pesca dos franceses e ameaça usar “linguagem da força”.
A França apresou esta quinta-feira um pesqueiro britânico e multou outro, na mais recente escalada de um conflito com o Reino Unido relativo a direitos de pesca no pós-Brexit. A França ameaça usar agora “a linguagem da força” e anunciou sanções a aplicar já a partir de terça-feira.
“Teremos de falar a linguagem da força, pois parece ser só isso que o governo britânico compreende”, afirmou Clément Beaune, ministro francês de Assuntos Europeus. O governo de Boris Johnson afirmou-se “desiludido”, apelou à calma e garantiu respeitar todas as regras. Já a França desmente e insiste que “faltam atribuir quase 50% das licenças” de pesca acordadas, afirmou Gabriel Attal, porta-voz do governo francês.
O barco multado terá resistido às operações de controlo marítimo. Quanto ao que foi apresado é o ‘Cornelis Gert Jan’, propriedade da empresa pesqueira escocesa NacDuff Shellfish. Foi escoltado para o porto de Le Havre, onde permanecerá até o inquérito ser concluído. Caso se confirme que não tinha licença válida para pescar na área, pode ver todo o pescado confiscado e ficar apresado até pagar a multa que seja determinada.
Relativamente às sanções ao Reino Unido, podem incluir a exclusão de acesso de pesqueiros a diversos portos franceses e o reforço dos controlos fronteiriços e sanitários aos bens britânicos. A estas podem seguir-se outras e “França não exclui rever o abastecimento elétrico ao Reino Unido”, referiu o governo de Emmanuel Macron.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt