HMPV, o novo vírus que está a deixar a China em alerta
Aumento de infeções está a levar à sobrelotação de hospitais.
A China enfrenta o aumento de infeções por um vírus respiratório que está a levar à sobrelotação de hospitais e a medidas de emergência, temendo-se que possa vir a surgir um surto. O vírus está identificado como metapneumovirus humano (HMPV) e houve um aumento do número de casos de infeção no norte da China, este inverno, principalmente entre crianças, segundo o The Independent.
O surto poderá ocorrer cinco anos depois de o mundo ter sido alertado pela primeira vez sobre o surgimento de um novo coronavírus, em Wuhan, na China, que mais tarde se transformou numa pandemia global que matou sete milhões de pessoas.
As autoridades de saúde estão a implementar medidas de emergência para controlar e gerir a propagação do vírus. No entanto, Pequim está a tratar o vírus como uma ocorrência normal de inverno.
O que é HMPV?
O metapneumovirus humano, ou HMPV, é um vírus respiratório que causa sintomas semelhantes aos de uma gripe. Embora a doença seja tipicamente branda, pode levar a complicações graves, como pneumonia, particularmente em bebés, idosos e pessoas com sistemas imunológicos mais fracos.
O vírus não é novo, mas ganhou alarme devido ao aumento de casos, principalmente em crianças menores de 14 anos, no norte da China.
Identificado pela primeira vez em 2001, o HMPV é um vírus que se espalha por meio de gotículas respiratórias ou contacto com superfícies contaminadas. As infeções foram identificadas anteriormente em vários países, como o Reino Unido.
Quais são os sintomas?
Tosse, febre, congestão nasal e fadiga, com um período de incubação de três a seis dias. Ao contrário da Covid-19, não há vacina ou tratamento antiviral específico para HMPV.
Aumento de casos de HMPV na China
O pico de casos coincide com o clima mais frio e o aumento da atividade em ambientes fechados, condições que normalmente alimentam a disseminação de vírus respiratórios. As autoridades de saúde garantem que esse aumento é consistente com tendências sazonais.
A Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China relatou recentemente um aumento de infeções respiratórias, incluindo HMPV, durante o inverno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não sinalizou a situação como uma emergência de saúde global, mas o aumento de casos levou as autoridades a reforçar os sistemas de controlo.
Um programa piloto foi lançado para identificar pneumonia de origem desconhecida, garantindo que laboratórios e agências de saúde relatem os casos de forma mais eficaz, informou a emissora estatal CCTV, citando um funcionário do governo.
O vírus HMPV pode se alastrar a outros países?
Hong Kong relatou alguns casos de HMPV. Países vizinhos como Camboja e Taiwan estão a avaliar de perto a situação. O Departamento de Controlo de Doenças Transmissíveis do Camboja emitiu alertas sobre HMPV, observando a sua similaridade com a Covid-19.
Os Centros de Controlo de Doenças de Taiwan disseram que os riscos do vírus são maiores para crianças, idosos e indivíduos imunocomprometidos.
Na Índia, as autoridades de saúde afirmam que não há necessidade de pânico, pois o HMPV é “como qualquer outro vírus respiratório”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt