ISIS chega à UE com refugiados
Líbia afirma que radicais do ISIS estão a viajar para a Europa.
Guerrilheiros do Estado Islâmico (ISIS) estão a entrar na Europa escondidos entre os milhares de refugiados que atravessam o Mediterrâneo. O alerta partiu de um responsável do governo da Líbia, segundo o qual os radicais forçam os pescadores a transportar ativistas nos seus barcos.
Em entrevista à BBC, Abdul Basit Haroun explicou que os traficantes de seres humanos são forçados a ceder e o ISIS fica ainda com parte dos lucros do transporte de clandestinos.
Recorde-se que só este ano cerca de 60 mil pessoas tentaram chegar à Europa em embarcações precárias. A maioria deles chega a Itália, onde espera resposta legal da UE em campos de refugiados.
O esquema dos radicais resulta porque, como frisou Haroun, "a polícia europeia não sabe quem é do ISIS e quem é um verdadeiro refugiado".
Já antes o Egito e a Itália tinham alertado para o risco de terroristas estarem a viajar misturados com os imigrantes, mas alguns peritos consideram que nenhum dos países é isento, pois ambos desejam uma intervenção militar na Líbia.
Seja como for, o certo é que o risco é real e se acentuou pelo caos que se vive desde a deposição e morte do ditador Muammar Khadaffi, caos esse que facilita as operações do ISIS na Líbia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt