Jovem manifestante iraniano está de bem de saúde e recebeu visita de familiares
Perante notícias de que Erfan Soltani seria executado, autoridades do Irão negaram.
O manifestante iraniano Erfan Soltani, que está detido e cuja execução não ocorreu na quarta-feira como alguns temiam, encontra-se bem de saúde e recebeu a visita de familiares. A informação foi veiculada este domingo pela CNN internacional, que cita um familiar e um grupo de direitos humanos.
Somayeh, uma parente de Soltani, de 26 anos, que preferiu não ser identificada pelo nome completo por questões de segurança, disse à CNN internacional neste domingo que recebeu notícias de familiares no Irão de que Soltani está vivo e conseguiu encontrar-se com familiares.
“Peço a todos que ajudem a garantir a liberdade de Erfan”, disse Somayeh numa mensagem de vídeo. A Hengaw, uma organização de direitos humanos com sede na Noruega, também confirmou o breve encontro familiar, acrescentando que Soltani está em “boa saúde física”.
Erfan Soltani é um dos mais de 18 mil indivíduos que foram detidos nos protestos no Irão que começaram no final de 2025.
Na quinta-feira, e perante notícias que davam conta de que Soltani seria executado, o sistema judiciário do Irão negou que tal fosse verdade.
As autoridades iranianas informaram que o jovem está detido na prisão central de Karaj, acusado de "conluio contra a segurança interna do país e atividades de propaganda contra o regime", mas revelou que a pena de morte não se aplica a tais acusações, mesmo se forem confirmadas por um tribunal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt