page view

Irão revela que jovem manifestante não foi condenado à morte

Alegado recuo das autoridades iranianas na execução do jovem de 26 anos pode estar relacionado com pressões internacionais

15 de janeiro de 2026 às 12:27

Afinal, o jovem iraniano Erfan Soltani não foi condenado à morte. A revelação foi feita esta quinta-feira pelo Sistema judiciário do Irão, numa altura em que havia notícias e relatos da família de que poderia executado na passada quarta-feira.

Agora, o sistema judiciário do Irão, citado pelos media estatais, vem esclarecer que Soltani, de 26 anos, que está detido na prisão central de Karaj, será acusado de "conluio contra a segurança interna do país e atividades de propaganda contra o regime". Mas afirma que a pena de morte não se aplica a tais acusações, mesmo se forem confirmadas por um tribunal.

Um grupo de direitos humanos tinha alertado no início desta semana que Soltani tinha sido condenado à morte, e o Departamento de Estado dos EUA afirmou que o jovem de 26 anos seria o primeiro manifestante executado na sequência dos protestos das últimas semanas. Mas, afinal, de acordo com as autoridades iranianas, tal não se verificou.

 Soltani, dono de uma loja, foi preso na quinta-feira da semana passada por ter participado num protesto anti-governo. Foi detido em casa e ficou em prisão preventiva.

Este alegado recuo pode estar relacionado com pressões internacionais, sobretudo dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump, aliás, revelou na quarta-feira que recebeu garantias de “fontes muito importantes” de que as execuções de manifestantes no Irão foram suspensas e que nenhuma pena de morte iria ser executada.

Os protestos no Irão já causaram mais de 2.500 mortos e mais de 18.100 detenções, segundo dados da agência Human Rights Activists, sediada nos Estados Unidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8