Menino morre após ser raptado por homem condenado por homicídio e crimes sexuais

Criança de nove anos encontrada inconsciente no patamar da casa do suspeito após ser levada de parque.

30 de outubro de 2021 às 10:51
Guardia Civil Foto: EPA
Partilhar

A Guardia Civil espanhola deteve um homem, de 54 anos - com antecedentes criminais por homicídio e agressão sexual -, suspeito de raptar e assassinar uma criança de nove anos, em Lardero, na comunidade de La Rioja. O menor terá sido persuadido a acompanhar o homem quando brincava num parque infantil. A criança foi encontrada inconsciente e em estado muito grave, no patamar da casa do homem. Apesar das tentativas de reanimação das equipas de socorro, não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

Segundo fontes próximas da investigação citadas pelo jornal ‘El País’, o corpo do menino não apresentava feridas visíveis, aguardando-se que o resultado da autópsia esclareça a causa da morte.

Pub

Segundo o jornal, o suspeito chama-se Francisco Javier A. L. C. e tem vários antecedentes criminais. Em 1993, foi condenado a sete anos por agressão sexual e, em 1998, foi de novo condenado pelo homicídio e agressão sexual a uma agente imobiliária. Cumpriu 23 anos de prisão e saiu em liberdade condicional em abril de 2020. Quando foi detido, na noite de quinta-feira, estava ao lado do menino.

A chegada da polícia atraiu cerca de 200 pessoas que o queriam linchar. Os vizinhos acusaram as autoridades de não terem feito nada, apesar de alertas anteriores em relação ao homem por comportamentos idênticos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar