Michaela vai tornar-se hoje na primeira pessoa em cadeira de rodas a ir ao espaço
Engenheira espacial vai viajar integrada numa comitiva de seis tripulantes num foguetão da Blue Origin.
Michaela 'Michi' Benthaus, engenheira espacial alemã da Agência Espacial Europeia (ESA), vai fazer história esta quinta-feira ao tornar-se na primeira pessoa de cadeira de rodas a ir ao espaço, a bordo de um foguetão da Blue Origin.
'Michi', como é tratada, sofreu uma lesão na medula em 2018 depois de ter caído de bicicleta.
Esta oportunidade surgiu após um encontro com Hans Koenigsmann, ex-executivo da SpaceX, a principal concorrente da Blue Origin. Ambos alemães, num evento em Munique estiveram a conversar e Michaela perguntou-lhe se algum dia iria conseguir realizar o sonho de ir ao espaço, apesar da lesão que a impede de andar. E Hans tornou o sonho possível - será um dos seis tripulantes do voo desta quinta-feira.
Se tudo correr como planeado, Michaela Benthaus poderá entrar e sair da cápsula New Shepard, com 4,5 metros de largura, sozinha, usando um pequeno banco.
Embora até hoje ninguém com deficiência que limite a mobilidade tenha viajado para o espaço, nos últimos anos têm existido alguns avanços. Em 2021, Hayley Arceneaux, que sobreviveu a um cancro e usa uma prótese de titânio na perna, passou três dias em órbita integrada uma missão espacial civil experimental. E John McFall, atleta paralímpico com uma prótese na perna e funcionário da Agência Espacial Europeia, tornou-se já este ano na primeira pessoa com deficiência física a receber autorização médica para voar até a Estação Espacial Internacional.
Voos semelhantes já transportaram até hoje mais de 80 pessoas, incluindo o fundador da Blue Origin, Jeff Bezos, a cantora Katy Perry e o famoso ator de 'Star Trek', William Shatner, em viagens de 10 minutos até à fronteira do espaço — a uma altitude suficiente para ultrapassar a Linha de Kármán, uma linha de demarcação imaginária que fica 100 quilómetros acima do nível do mar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt