Migrações: Áustria começa a aplicar quota diária de entradas

País só recebe 80 requerentes de asilo por dia.

19 de fevereiro de 2016 às 16:11
Áustria, União Europeia, refugiados, demografia Foto: GEORGI LICOVSKI/EPA
Partilhar

A Áustria começou esta sexta-feira a aplicar uma quota diária de entrada de refugiados no país, apesar das críticas da União Europeia (UE), preocupada com um progressivo encerramento de fronteiras na rota dos Balcãs, da Grécia ao norte da Europa.  

A partir das 08h00 (07h00 em Lisboa), a Áustria só recebe 80 requerentes de asilo por dia, mas recebeu 250 pedidos diários, em média, desde o início do ano, ou seja, 11 mil pessoas que podiam ficar no país. 

Pub

No posto fronteiriço de Spielfeld, porta de entrada na Áustria pela Eslovénia, 3.200 requerentes de asilo em outros países serão também autorizados a transitar diariamente para o destino final, de um modo geral a Alemanha, que recebeu mais de um milhão de migrantes no ano passado.

O governo austríaco justificou estas quotas pela incapacidade da UE em conter permanentemente o fluxo de pessoas a partir da Turquia e também de chegar a acordo sobre um mecanismo permanente de repartição, proposto pela Alemanha.

Pub

O previsível efeito dominó e a suspensão da livre circulação no espaço Schengen - situação que a UE pretendia evitar - levaram a Comissão Europeia a considerar esta medida "claramente incompatível" com o direito europeu.

Este agravamento da política migratória austríaca ocorre ao mesmo tempo que o fluxo de chegada tem diminuído nos últimos dias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar