Morreu James Moylan, o homem que ajudou os condutores de todo o mundo com uma simples ideia
Devido a um pequeno erro, o inventor teve de abastecer o carro à chuva. Foi aí que surgiu a ideia.
O criador de uma pequena funcionalidade no carro que já ajudou milhares de condutores no mundo morreu aos 80 anos. James Moylan inventou a pequena seta no painel de controlo da viatura que indica de que lado está o depósito de combustível.
Moylan morreu no passado dia 11 de dezembro, no Hospital Henry Ford, em Detroit nos EUA. As circunstâncias exatas da morte não foram divulgadas ao público, avança o Daily Mail.
A funcionalidade para os carros foi apresentada por Moylan no final dos anos 80. Antes de 1989, os condutores tinham de memorizar de que lado estava o depósito de combustível. A pequena seta facilitou a vida de milhares de pessoas.
Foi num dia chuvoso de abril, em 1986, que Moylan teve a ideia simples, mas revolucionária. O inventor tinha pegado num carro de funcionários da Ford para ir a uma reunião. Quando parou para abastecer o veículo, estacionou com o depósito virado para o lado errado.
Moylan só se apercebeu do erro quando saiu do carro e teve de abastecer o veículo à chuva, o que o levou a pensar como um pequeno indicador teria prevenido aquele erro.
Como funcionário da Ford, o inventor podia recomendar novas funcionalidades aos superiores, pelo que entregou uma proposta no mesmo dia. Moylan incluiu um rascunho de como seria o indicador - um depósito de combustível aberto em vez de uma seta.
Na proposta, escreveu: "mesmo que todas a gamas da Ford eventualmente coloquem [o depósito] no mesmo lado, pelo mínimo investimento por parte da empresa, penso que pode ser uma conveniência que vale a pena não só para famílias de dois carros, mas também para utilizadores de carros partilhados e clientes de carros alugados".
Sete meses depois, o diretor de Design Interior informou Moylan que seria adicionada uma seta ao painel de controlo dos carros que estavam a ser desenvolvidos para 1989.
Como prometido, o Ford Escord e Mercury Tracer de 1989 tinham a pequena seta e o Ford Thunderbird e Mercury Cougar seguiram a mesma linha. A seta foi um sucesso e nas décadas seguintes tornou-se num dado adquirido na maioria dos carros produzidos em fábricas e países de todo o mundo.
Moylan reformou-se em 2003, depois de uma carreira de mais de três décadas na fabricante de automóveis Ford. A simples ideia permanece nos carros de todo o mundo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt