Pelo menos 719 detidos em França na quinta noite de protestos contra a morte de jovem

Há ainda registo de 45 agentes da polícia feridos. 

02 de julho de 2023 às 08:07
Tumultos em França Foto: Reuters
Partilhar

Pelo menos 719 pessoas foram detidas na quinta noite de protestos contra a morte de Nahel, um jovem de 17 anos alvejado pela polícia durante uma operação STOP. A informação foi avançada pelo Ministério do Interior francês e citada pela BFM TV. Em Paris e arredores, foram efetuadas 194 detenções. Há ainda registo de 45 agentes da polícia feridos. 

O reforço da polícia do corpo de intervenção em Paris fez a noite de protestos a mais curta, mas ainda assim a anarquia percorreu os Campos Elísios e deixou um rasto de violência e destruição.

Pub

Pelas 23h30 locais (22h30 em Lisboa) começaram a surgir na rede social Twitter os primeiros vídeos: multidões nos Campos Elísios, apetrechadas com capacetes de motociclos e golas antifumo pretas, para aguentarem a carga policial e o lançamento de gás pimenta e lacrimogéneo, fruto da "experiência" dos dias anteriores.

A morte de Nahel trouxe uma onda de revolta e contestação em França. Os últimos dias têm sido marcados pelos tumultos e confrontos na cidade. Pelas ruas da cidade de Paris, o cenário é de destruíção, uma vez que vários carros e edifícios têm sido incendiados e vandalizados. No total, já foram detidas milhares de pessoas. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar