Uma portuguesa ferida e outra desaparecida em incêndio em bar na Suíça
Dados adiantados pelo Chefe da Polícia revelam que foram já identificados 113 dos 119 feridos. Autoridades revelam estar a decorrer a identificação das vítimas mortais.
Há uma mulher portuguesa entre os 119 feridos identificados pela polícia suíça após o incêndio no interior do bar Le Constellation, durante as celebrações da entrada no novo ano. Há ainda uma outra portuguesa desaparecida, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
O CM sabe que a portuguesa ferida é natural de Val de Telhas, em Mirandela, e a que está desaparecida é de São João de Ver, Santa Maria da Feira.
Fonte oficial do MNE indicou que ainda se desconhece o estado de saúde da portuguesa ferida, devendo durante a tarde obter-se mais detalhes.
Dados adiantados pelo Chefe da Polícia de Cantão de Valais, em conferência de imprensa, revelam que foram já identificados 113 dos 119 feridos: 71 suíços, 14 franceses, 11 italianos, quatro sérvios, um belga, um bósnio e um português. As autoridades referiram ainda que "a prioridade passa pela identificação das vítimas mortais", assim como devolver os corpos às famílias, realçando, contudo, "a complexidade do processo de identificação".
As autoridades estão a considerar uma investigação por homicídio culposo.
Até ao momento os dados das autoridades apontam para 40 mortos, sendo que o país está em contacto com os hospitais vizinhos para que recebam os feridos graves provocados pelo incêndio.
"A polícia está a apoiar as famílias das vítimas", referiu ainda o chefe das operações em declarações aos jornalistas. Foi criada uma linha de apoio, como já haviam adiantado as autoridades na quinta-feira.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, já havia revelado na quinta-feira que poderia haver um português ferido na sequência do incêndio seguido de explosão no bar. "Eu tive a informação - mas não está confirmado de todo - que poderá haver um português ferido, mas é provável", afirmou.
Em atualização
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt