Populares lincham homem por alegado furto de mototáxi em Moçambique

Polícia moçambicana conseguiu salvar um outro homem que está internado no Hospital Central de Nampula.

02 de setembro de 2025 às 15:47
Polícia Moçambique Foto: Getty Images
Partilhar

Um cidadão de 55 anos foi linchado por populares na província moçambicana de Nampula, norte do país, pelo alegado roubo de um mototáxi, avançaram, esta terça-feira, as autoridades policiais.

Em conferência de imprensa, as autoridades policiais de Nampula indicaram que o caso ocorreu na segunda-feira de manhã, quando dois indivíduos tentaram furtar uma motorizada, com a população no local a reagir com violência, tendo linchado um dos homens e ferido gravemente outro, que neste momento está internado no Hospital Central de Nampula.

Pub

A polícia moçambicana referiu que se fez ao local, tendo conseguido salvar uma das vítimas e apelou à população para que denuncie à polícia qualquer suspeita de ocorrência de crime, pedindo que não se procurar fazer "justiça pelas próprias mãos", uma vez que os autores "serão responsabilizados criminalmente", acrescentou a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Rosa Chaúque.

No mesmo dia, um agente da polícia moçambicana foi linchado por populares, após a morte de uma criança a tiro durante uma perseguição na província de Maputo, sul de Moçambique, causando agitação social, com viaturas queimadas e bloqueio da principal estrada do país.

Em causa estão quatro agentes da polícia que alegadamente mataram a tiro uma criança de 12 anos, na província de Maputo, durante uma perseguição - usando um carro particular - à viatura em que o menor seguia com os pais para a província de Manica, no centro de Moçambique.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar