Portugal deve receber refugiados da Grécia
Posição defendida pela Áustria.
As autoridades austríacas consideraram hoje que será melhor para Portugal "receber diretamente da Grécia" refugiados, na sequência da disponibilidade para receber mais pessoas feita pelo primeiro-ministro, António Costa, à Alemanha, Grécia, Itália, Áustria e Suécia.
"A oferta é um bom sinal de solidariedade europeia. Estamos a conversar sobre os detalhes, mas pensamos que o melhor é Portugal receber diretamente refugiados da Grécia", disse à agência Lusa fonte do governo austríaco.
Recordando a chegada de milhares de pessoas por dia à Áustria no ano passado "superior à quota de Portugal" definida no mecanismo europeu de recolocação, a mesma fonte precisou que Portugal deve, por "razões logísticas", receber diretamente dos centros de registo (hotspots) mais candidatos a proteção internacional.
O governo austríaco espera poder nos próximos dias avançar mais informações sobre as conversações mantidas entre Viena e Lisboa sobre os refugiados.
António Costa enviou cartas a homólogos de alguns dos Estados-membros da União Europeia (UE) mais pressionados pelos fluxos migratórios, disponibilizando-se para receber mais cerca de 6.000 refugiados além da quota comunitária.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt