Primeiro-ministro francês demite-se ao fim de 27 dias
O primeiro-ministro Sébastien Lecornu abandonou o cargo menos de um mês após tomar posse.
O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, apresentou a sua demissão esta segunda-feira e esta já foi aceite pelo Presidente gaulês, Emmanuel Macron. Lecornu tinha tomado posse há menos de um mês, mais concretamente a 10 de setembro. Lecornu torna-se, assim, o primeiro-ministro com menor mandato na Quinta República francesa.
A queda de mais um governo em França adensa o fantasma de uma crise política grave com consequências ao nível da economia. A demissão de Lecornu surge após no domingo ser anunciada a composição do Executivo, com a manutenção de 14 ministros do governo liderado por François Bayrou e o regresso do antigo ministro das Finanças Bruno Le Maire para a pasta da Defesa, a serem criticadas.
A reação nos mercados foi imediata, com os juros da dívida francesa a 10 anos a agravar-se em 9,1 pontos base, para os 3,597%, o que coloca o "spread" face à rendibilidade das "bunds" alemãs, referência para a Europa, nos 89 pontos base.
Na bolsa, o CAC, que já perdia antes da demissão ser conhecida, acelerou a tendência de queda e recua 1,77%, numa altura em que a maioria das bolsas europeias negoceiam em alta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt