Rei dá mais tempo para negociações em Espanha
Filipe VI garantiu que não vai consultar já os partidos, pelo que Pedro Sánchez irá continuar a dialogar com o Podemos.
O rei de Espanha, Filipe VI, anunciou esta sexta-feira que não vai consultar para já os partidos, dando-lhes mais tempo para negociarem entre si e chegarem a um acordo.
Após ter recebido a presidente do Congresso dos Deputados (Parlamento), Meritxell Batet, que lhe anunciou a investidura falhada de Pedro Sánchez, Felipe VI diz que prefere esperar que surja um acordo entre os partidos, de forma a haver um candidato com o apoio necessário, evitando assim a marcação de eleições.
A decisão foi anunciada por um comunicado oficial da Casa Real espanhola, que indicou que o rei não vai dar agora início às conversações com os partidos, mas que estará em permanente contacto com Meritxell Batet.
O anúncio oficial surgiu após Pedro Sánchez ter mostrado interesse em reiniciar as conversações com o rei, com o objetivo de ir a votação pela terceira vez, após ter falhado a última votação para a investidura. Sánchez continua assim com a confiança do rei e terá até dia 23 de setembro para conseguir um acordo com a coligação Unidos Podemos, de Pablo Iglesias, para obter a maioria simples de que necessita.
Caso não seja possível o acordo, Felipe VI terá de dissolver o Parlamento e marcar eleições antecipadas para o próximo dia 10 de novembro, chamando o povo espanhol às urnas pela quarta vez em quatro anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt