Rei do narcotráfico caçado na Colômbia

Traficante mais procurado do país capturado em operação que envolveu mais de 500 militares.

25 de outubro de 2021 às 08:27
Dairo António Úsuga Foto: epa
Partilhar

O narcotraficante mais procurado da Colômbia, Dairo António Úsuga, líder do Cartel do Golfo, foi este domingo capturado numa operação que envolveu mais de 500 militares e que foi considerada como o maior golpe contra o narcotráfico no país desde a morte de Pablo Escobar, nos anos 90.

Úsuga, mais conhecido pelo nome de guerra Otoniel, tinha a cabeça a prémio na Colômbia e nos EUA. O governo colombiano oferecia uma recompensa de 3 mil milhões de pesos (cerca de 700 mil euros), enquanto a Justiça americana prometia cinco milhões de dólares (4,3 milhões de euros) por informações que conduzissem à sua captura.

Pub

“Este é o maior golpe contra o narcotráfico no nosso país este século, só comparável com a queda de Pablo Escobar”, disse o PR colombiano, Iván Duque.

Informações enviadas pelos EUA e pelo Reino Unido terão ajudado as autoridades colombianas a encontrar o esconderijo do narcotraficante na selva de Uraba, que estava rodeado por oito perímetros de segurança. A operação envolveu mais de 500 militares, incluindo elementos das Forças Especiais, e mais de 20 helicópteros. Um militar perdeu a vida nos combates, desconhecendo-se o número de baixas entre os traficantes.

Pub

Além de enviar toneladas de cocaína para os EUA ao longo da última década, Otoniel era procurado pelo assassinato de polícias, recrutamento de crianças e abuso sexual de menores, entre outros crimes. Deverá ser extraditado para os EUA.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar