Rússia aprova primeira vacina da Covid-19 para animais
Estudo realizado verificou que 100% dos animais vacinados desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus.
A Rússia registou a primeira vacina da Covid-19 para animais no mundo.
O anúncio foi feito esta quarta-feira por Konstantin Savenkov, vice-chefe do Rosselkhoznadzor, o Serviço Federal Veterinário do país.
O estudo realizado verificou que 100% dos animais vacinados desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus. A produção em massa da vacina, designada Carnivac-Cov, pode já começar em abril.Os ensaios clínicos arrancaram em outubro do ano passado e envolveram cães, gatos, raposas do Ártico, visons, raposas e outros animais."Os resultados dos testes permitem concluir que a vacina é segura e altamente imunogénica, uma vez que todos os animais vacinados desenvolveram anticorpos contra o coronavírus", revelou Konstantin.
Em comunicado, o investigador relembrou que a vacina pode ajudar a prevenir decisões como aquelas verificadas na Dinamarca que abateu 15 milhões de visons, animais portadores e transmissores do vírus.
Os oficiais militares de São Petersburgo tinham já anunciado no início da semana a vacinação obrigatória dos cães do exército antes de serem destacados para cerimónias.
A Organização Mundial de Saúde expressou preocupação com a transmissão do vírus entre humanos e animais. A Rússia registou até agora apenas dois casos de covid-19 em animais, ambos em gatos. O país tem já três vacinas contra o coronavírus para humanos, a mais conhecida das quais é a Sputnik V.Países como a Grécia, a Áustria e a Polónia já mostraram interesse em adquirir a vacina.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt