Soldado norte-coreano que desertou é imune ao Antraz

Autoridades sul-coreanas suspeitam do uso da substância como arma biológica.

27 de dezembro de 2017 às 16:19
Soldado norte-coreano, Coreia do Sul, fugitivo Foto: EPA
Soldado desertou da Coreia do Norte Foto: Direitos Reservados
Soldado desertou da Coreia da Norte Foto: Nações Unidas
Coreia do Norte Foto: Direitos Reservados
Antraz Foto: Getty Images
Antraz Foto: Getty Images

1/6

Partilhar

Um soldado da Coreia do Norte que fugiu para a Coreia do Sul é imune ao antraz, doença causada por bactérias altamente mortíferas.

"Foram encontrados anticorpos de antraz no soldado norte-coreano que fugiu este ano", disse um militar sul-coreano, cuja identidade não foi revelada. 

Pub

As autoridades sul-coreanas encontraram a existência de anticorpos de antraz, na corrente sanguínea de um soldado. Esta descoberta está a levantar a suspeita de um eventual plano da Coreia do Norte, envolvendo a utilização da substância como arma biológica, numa altura em que a relação entre os dois países regista um grande nível de tensão.A doença pode matar 80% das pessoas que estiverem expostas à bactéria em apenas 24 horas.Acredita-se que o soldado terá sido vacinado, mas a informação não foi confirmada pela Coreia do Sul, explicou o Channel A.

Shin Jong-woo, investigador do Korea Defense and Security Forum, confirmou que a descoberta pode indicar uma possível preparação do exército norte-coreano para uma guerra biológica.

Pub

"Acho muito provável que os agentes que o montam o antraz em aviões tenham recebido esta vacina com anticorpos de antraz", disse.

A Coreia do Norte é suspeita de estar a desenvolver armas biológicas 

desde 2015, para possível uso em situação de guerra.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar