Cameron: "Temos de tomar medidas agora"
Reino Unido já intervém na campanha aérea no Iraque.
Pergunta CM
Reino Unido deve juntar-se aos ataques aéreos contra o Daesh?
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu ontem no Parlamento que "está na hora" de o Reino Unido se juntar aos ataques aéreos contra o Daesh na Síria, afirmando que, enquanto alvo declarado dos jihadistas, o país não pode ficar à espera de que sejam outros a defendê-lo. "Não podemos subcontratar a nossa segurança aos nossos aliados. Temos de tomar medidas agora", afirmou Cameron, numa tentativa de convencer os deputados que em 2013 chumbaram o seu pedido para participar na campanha aérea contra a Síria.
O Reino Unido, recorde-se, já intervém na campanha aérea contra o Daesh no Iraque, mas Cameron tem hesitado em envolver-se militarmente na Síria por causa da anterior recusa do Parlamento. Desta vez, pretende ter a certeza de que conta com o apoio dos deputados antes de submeter o pedido a votação, para evitar nova humilhação e não dar um golpe propagandístico ao ISIS.
A principal preocupação de alguns deputados é que a participação nos ataques aumente o risco de atentados em solo britânico, o que Cameron desmente. "Nós já somos um alvo. As bombas de Paris podiam ter sido em Londres", frisou, lembrando os sete atentados evitados este ano na capital britânica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt