Trump deu ordem para processar Hillary Clinton e James Comey

New York Times diz que indicação foi dada em Abril ao advogado da Casa Branca Don McGahn.

20 de novembro de 2018 às 23:33
Donald Trump Foto: EPA
Donald Trump Foto: EPA
Donald Trump centrou o discurso na ameaça da imigração Foto: Reuters

1/3

Partilhar

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a um dos principais advogados da Casa Branca, Don McGahn, que queria ordenar a instauração de processos judiciais federais contra a democrata e candidata às presidenciais de 2016, Hillary Clinton, e contra o ex-diretor do FBI James Comey. 

A notícia foi divulgada, esta terça-feira, pelo New York Times, que cita duas fontes próximas da conversa. McGahn, que deixou a Casa Branca em Outubro, terá respondido que não podia obrigar o Departamento de Justiça a processar alguém e que até mesmo o simples facto de pedir uma investigação a alguém seria ir longe demais.  

Pub

Em reacção, segundo o NYT, McGahn pediu à equipa de advogados da Casa Branca que listassem as consequências de tal demanda. O jornal diz que não é claro se Trump leu o memorando, da mesma maneira que não se sabe qual o motivo que seria alegado para instaurar um processo.  

Trump nunca escondeu a intenção de processar Clinton, a candidata que derrotou há dois anos na corrida presidencial, por esta ter usado um servidor privado para comunicar por email, o que viola as leis federais. Já sobre Comey, o presidente dos EUA acusou o antigo diretor do FBI de de ser mentiroso e de ter divulgado informação confidencial

Pub

O advogado de McGahn disse à CNN que o seu cliente não comentaria nenhum conselho dado ao presidente, que "tem direito à confidencialidade". Ainda assim, William Burck acrescentou que o advogado desmentia semelhante ordem. "O presidente nunca, que McGahn tivesse conhecimento, ordenou a alguém que processasse Hillary Clinton ou James Comey."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar