Trump diz que "ajuda está a caminho" do Irão e pede que população continue a protestar
Declarações surgem num contexto de uma crescente tensão no Irão devido aos protestos no país. Organização não-governamental Iran Human Rights denunciou a morte de pelo menos 2 mil pessoas.
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a "ajuda está a caminho" do Irão e apelou a que os "patriotas iranianos continuem a protestar". "Tomem o controlo das vossas instituições", referiu o líder dos EUA numa publicação na rede social Truth Social, esta terça-feira.
"Guardem o nome dos assassinos e agressores. Eles pagarão um preço alto", referiu ainda o presidente norte-americano. As declarações surgem num contexto de uma crescente tensão no Irão devido aos protestos no país. A contestação, que teve início em fevereiro, visava numa primeira instância o custo de vida, num país sujeito a sanções económicas, mas tornou-se depois num protesto político contra as autoridades de Teerão.
O número de mortos nos protestos que contestam há 16 dias o regime terá subido para pelo menos 2 mil pessoas, denunciou esta terça-feira a organização não-governamental (ONG) Iran Human Rights.
O líder dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira que os líderes do Irão o contactaram para negociar após as suas ameaças de avançar com uma ação militar para ajudar os manifestantes. No entanto, o presidente referiu que poderia ter de "agir primeiro", uma vez que o número de vítimas dos protestos contra o regime de Teerão continua a aumentar devido à brutal repressão das autoridades.
Após as concentrações pró-governamentais de segunda-feira, o líder supremo do Irão considerou que se tratou de "um aviso aos políticos norte-americanos para que parem com as manobras enganadoras".
A repressão das novas manifestações tem sido severa e as autoridades iranianas restringiram o acesso à Internet em todo o país.
Em junho passado, Israel e Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra instalações ligadas ao programa nuclear e de mísseis balísticos do Irão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt