Vídeo obsceno publicado por Bolsonaro abre tempestade política no Brasil

“Quebra de decoro” pode justificar destituição de Bolsonaro, afirmam juristas.

Jair Bolsonaro publicou vídeo obsceno na sua conta oficial de Twitter para criticar excessos do Carnaval Foto: Reuters
Jair Bolsonaro Foto: Getty Images
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro Foto: Reuters
Jair Bolsonaro Foto: Getty Images

1/4

Partilhar

A vaga de perplexidade e indignação que varreu o Brasil após o presidente Jair Bolsonaro publicar no seu Twitter um vídeo com imagens obscenas para denegrir o Carnaval pode ter consequências desastrosas, e já se fala até num possível pedido de destituição por falta de decoro.

O polémico vídeo, filmado durante um desfile de rua em São Paulo, mostra um homem com o dedo no ânus enquanto outro lhe urina em cima. Bolsonaro pretendia denunciar os excessos e a degradação do Carnaval, mas o tiro saiu-lhe pela culatra e a sua ação foi bastante criticada.

Pub

Vários juristas, entre eles Miguel Reale Júnior, autor do processo que em 2016 levou à destituição da presidente Dilma Rousseff, disse que o gesto de Bolsonaro pode ser considerado uma rutura do decoro que um presidente deve ter no cargo e dar origem a um processo de destituição. Até aliados do governo admitem que se tratou de uma violação grave do protocolo.

No Congresso, o episódio pode afetar o apoio ao governo e a tramitação de medidas impopulares, como a reforma da segurança social. O vídeo foi notícia em todo o Mundo e vários jornais acrescentaram que Bolsonaro ridicularizou o Brasil.

Pub

PORMENORES

Exposição da vítima

O advogado e deputado de esquerda Paulo Teixeira anunciou que vai instaurar uma ação contra Bolsonaro ao abrigo de uma lei aprovada em setembro, que tornou crime a divulgação de imagens de cunho sexual sem autorização da vítima ou dos participantes no ato.

Pub

Constrangimento

Um dos oficiais que fazem parte do governo, que falou sob anonimato, sintetizou o que os militares pensam ao classificar a publicação de imagens pornográficas no Twitter de Jair Bolsonaro como "um constrangimento imensurável".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar