Wilders muda negociador após acusação de fraude

Senador encarregado de negociar coligação foi acusado de montar esquema para desviar cerca de dois milhões de euros.

28 de novembro de 2023 às 08:45
Demissão de negociador é um sério embaraço para Wilders, que procura convencer outros partidos a apoiarem o seu Governo Foto: Robin van Lonkhuijsen / lusa
Partilhar

O partido anti-imigração de Geert Wilders, que venceu as eleições da semana passada nos Países Baixos, enfrenta a sua primeira crise ainda antes de conseguir formar Governo, depois de o negociador nomeado para tentar encontrar parceiros para a futura coligação governamental ter sido forçado a resignar devido a uma acusação de fraude.

Gom van Strien, senador do Partido da Liberdade, foi acusado no fim de semana de envolvimento num esquema para desviar cerca de dois milhões de euros de fundos públicos da Utrecht Holdings, uma subsidiária da Universidade de Utrecht para a qual trabalhava. O político nega qualquer irregularidade mas diz que as acusações seriam uma “distração” para o seu trabalho como mediador.

Pub

Wilders admitiu que “foram cometidos erros” e prometeu nomear já hoje um novo mediador, que poderá ser o antigo ministro trabalhista Ronald Plasterk. Recorde-se que as negociações para a formação do próximo Governo deviam ter começado esta segunda-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar