page view

Trump diz que compromisso dos EUA com a NATO "mantém-se muito forte"

Presidente dos EUA referiu que está "muito insatisfeito" com a participação financeira na Aliança Atlântica.

12 de julho de 2018 às 11:41

A passagem de Donald Trump pela cimeira da NATO tem sido repleta de exigências aos restantes membros da Aliança Atlântica.

A carregar o vídeo ...

Trump diz que compromisso dos EUA com a NATO "mantém-se muito forte"

Esta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos manifestou que está "extremamente infeliz" com os compromissos financeiros dos aliados, mas que o dos EUA continua "muito forte", descartando uma saída. "A NATO é muito mais forte do que era há dois dias", frisou. 

"Todos concordaram em aumentar muito o seu compromisso", afirmou Trump na conferência de imprensa, referindo-se a ter conseguido um maior financiamento por parte dos outros países.

Recorde-se que estas declarações foram feitas numa conferência de imprensa no final de uma reunião de emergência dos 29 membros da aliança atlântica sobre os contributos financeiros. Questionado sobre uma hipotética ameaça de os Estados Unidos se retirarem da organização transatlântica, Trump disse que provavelmente o poderia fazer, "mas não é necessário", face à resposta dada pelos aliados, que aumentaram em 33 mil milhões de dólares as despesas desde o ano passado, montante que pode chegar aos 40 mil milhões.

"Esta quarta-feira, primeiro dia da cimeira, fiz-lhes saber que estava extremamente descontente. Esta quinta-feira fizemos progressos tremendos. Todos na sala concordaram pagar mais e pagar mais rapidamente, como nunca antes", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8