page view

ONU alerta para perigos em Belém

Cimeira do Clima realiza-se entre 10 e 21 de novembro em Belém, no estado do Pará, Brasil.

08 de novembro de 2025 às 01:30

A COP30, a conferência anual da ONU sobre o clima, que se realiza em Belém, no Pará, entre os dia 10 e 21 de novembro vai juntar dezenas de milhares de pessoas, incluindo líderes mundiais, especialistas e representantes de diversos países para discutir os esforços globais para combater as alterações climáticas.

A Organização das Nações Unidas divulgou uma série de recomendações aos participantes. Entre os alertas, pediu aos estrangeiros para não andarem sozinhos, especialmente à noite, e evitarem ruas mal iluminadas. Também deu orientações sobre o consumo de bebidas alcoólicas, devido ao risco de adulteração. “Como poderá ter visto nas notícias recentes, um surto de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas aumentou no Brasil. O governo brasileiro recomenda evitar o consumo de bebidas alcoólicas e destiladas como vodka, cachaça, tequila, rum, etc. É aconselhável beber apenas em locais de confiança e de garrafas fechadas e etiquetadas”, alerta.

Devido à previsão de altas temperaturas, próximas de 32?°C, a conferência não exigirá trajes formais durante as sessões. O código de vestimenta recomendado é smart casual (casual elegante), privilegiando roupas leves e versáteis. Além disso, a ONU recomenda uso de protetor solar e ingestão regular de água para prevenir desidratação.

As recomendações também incluem cuidados com equipamentos eletrónicos, saúde, segurança e credenciação para o evento. Todos os participantes terão acesso gratuito ao Sistema Único de Saúde em caso de urgência. O Hospital Adventista, localizado próximo ao local da conferência, terá atendimento de emergência, com uma equipa fluente em inglês.

Embora a conferência já tenha sido realizada na América do Sul anteriormente, é a primeira vez que ela acontece no Brasil. É também a primeira vez que os grupos se reúnem na floresta amazónica, uma região ameaçada pelas alterações climáticas e pela desflorestação.

Portugal vai reduzir 55% das emissões até 2030

O primeiro-ministro português deixou o compromisso de até 2030 reduzir até 55 por cento as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera, bem como a neutralidade destas emissões até 2045. Na Cimeira do Clima, Luís Montenegro pediu ações concretas contra os efeitos das alterações climáticas e deixou a garantia de que Portugal vai continuar a apostar em energia renovável e sustentável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8