page view

Ahmadinejad e Filipe de Espanha no funeral de Chávez

Os presidentes do Irão, Guiné-Equatorial e Bielorrússia e o príncipe Filipe de Espanha viajam esta quinta-feira para a Venezuela para participarem na sexta-feira no funeral de Hugo Chávez, ao qual assistirão vários outros representantes de países estrangeiros.

07 de março de 2013 às 16:25

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que quarta-feira tinha dito que "provavelmente" iria ao funeral de Hugo Chávez, partiu hoje de Teerão para a Venezuela, segundo informação da televisão estatal do Irão.

Também o presidente da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang, viajou hoje para Caracas, depois de quarta-feira ter enviado uma mensagem de condolências ao vice-presidente Nicolás Maduro, na qual expressava "imensa dor" com a notícia da morte de Hugo Chávez.

Acompanham o presidente da Guiné-Equatorial, a mulher e os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Missões, além de vários conselheiros presidenciais.

O presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, viajará também hoje para a Venezuela depois de ter decretado três dias de luto nacional pela morte daquele que considera "um grande amigo".

Também hoje é esperada em Caracas a chegada dos presidentes do México e Chile, Enrique Peña Nieto e Sebastián Piñera, respetivamente e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Com Dilma Rousseff deverão viajar também o seu antecessor, Luis Inácio Lula da Silva, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, António Patriota.

Confirmada foi ainda a deslocação à Venezuela do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que atribui a Chávez os progressos conseguidos no processo de paz entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Estes chefes de Estado irão juntar-se aos presidentes da Bolívia, Evo Morales, da Argentina, Cristina Fernandez, e do Uruguai, José Mujica, que desde quarta-feira já se encontram na Venezuela.

A delegação espanhola ao funeral de Chávez será liderada pelo príncipe das Astúrias, Filipe de Borbon, segundo adiantaram fontes do governo espanhol.

A França estará representada nas cerimónias pelo ministro dos Territórios Ultramarinos, Victorin Lurel, enquanto a China envia o ministro responsável pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Zhang Ping, em representação do Presidente Hu Jintao.

Fonte do departamento de Estado norte-americano disse, sob anonimato, que os Estados Unidos pretendem enviar uma delegação para participar no funeral do falecido presidente venezuelano, mas até ao momento a informação não foi confirmada oficialmente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8