page view

Aliada radical de Jair Bolsonaro sai do Brasil após ser condenada a 10 anos

Deputada é acusada de ter contratado um hacker para invadir o sistema informático do Conselho Nacional de Justiça e alterar decisões judiciais para mostrar como o sistema era vulnerável.

03 de junho de 2025 às 15:30

A deputada federal brasileira de extrema-direita Carla Zambelli, aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que deixou o Brasil e se encontra num país da Europa, sem especificar qual. Zambelli fez o anúncio no seu canal no Youtube na manhã desta terça, duas semanas depois de ter sido condenada a 10 anos de prisão em regime fechado pelo STF, Supremo Tribunal Federal.

A parlamentar, conhecida pelo seu radicalismo e por usar meios nem sempre legítimos para defender as suas ideias extremistas e o ex-presidente, foi condenada por, segundo o que os juízes deram provado, ter contratado um hacker, Walter Delgatti, já preso, mandado que ele invadisse o sistema informático do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, o órgão de tutela da justiça brasileira, e alterasse decisões judiciais para mostrar como o sistema era vulnerável. Numa provocação, durante a invasão ao sistema do CNJ, foi emitido até um falso mandado de prisão contra o juiz Alexandre de Moraes, que no STF comanda os processos contra Zambelli e contra Bolsonaro.

No anúncio desta terça-feira, Carla Zambelli não assume ter fugido do Brasil para escapar da prisão, antes avança que veio para a Europa buscar um tratamento especializado para problemas de saúde que diz enfrentar há muito. Mas, ao longo do seu anúncio, evocou o também deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, que fugiu em Fevereiro para os EUA alegando perseguição política a ele, ao pai e aos representantes da direita por parte do juiz Alexandre de Moraes, que vai julgar o antigo presidente a partir da semana que vem por tentativa de golpe de Estado.

Ainda durante o anúncio no Youtube, Carla Zambelli afirmou que, fora do Brasil, não têm como calar a sua voz e que vai continuar a defender as ideias em que acredita. A deputada, que disse estar já há vários dias fora do Brasil, nas últimas duas semanas pediu e conseguiu doações financeiras de seguidores no montante, até agora, de aproximadamente 45 mil euros, provavelmente para financiar a viagem. (FIM).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8