page view

Autoridades garantem que eleições nos EUA foram as "mais seguras de sempre"

Responsáveis eleitorais refutam alegações infundadas de fraude feitas por Donald Trump.

14 de novembro de 2020 às 09:46

As eleições presidenciais da semana passada nos EUA “foram as mais seguras de sempre”, sem qualquer evidência de que votos tenham sido alterados ou comprometidos, garantiu esta sexta-feira um grupo que engloba autoridades eleitorais estaduais e federais, incluindo responsáveis da própria Administração Trump, naquela que foi a mais veemente repudiação pública das alegações de fraude feitas pelo presidente e pelos seus aliados.

“Neste momento, por todo o país, funcionários eleitorais estão a rever e a confirmar todo o processo eleitoral antes de anunciar os resultados finais. Estas foram as eleições mais seguras em toda a História da América”, afirma o grupo em comunicado, adiantando que “não foi encontrada qualquer prova de que algum sistema informático tenha apagado ou perdido votos, ou tenha, de alguma forma, sido comprometido”, acrescenta o grupo, numa referência às mais recentes acusações de Trump, que na quinta-feira à noite enviou uma série de ‘tweets’ a alegar, sem provas, que a empresa de software Dominion, responsável pelas máquinas de contagem dos votos, “apagou 2,7 milhões de votos” em seu nome e substituiu-os por votos em Joe Biden no Michigan, Geórgia e Pensilvânia. A teoria foi prontamente desmentida pela empresa e pelos responsáveis eleitorais desses estados.

Biden ganha Arizona e alarga vantagem

Republicanos “têm de aceitar a realidade”

PORMENORES

A China quebrou o silêncio e felicitou finalmente Joe Biden e Kamala Harris pela vitória nas eleições. “Respeitamos a escolha do povo americano” diz Pequim.

A empresa de advogados Porter Wright Morris & Arthur abandonou esta sexta-feira o processo legal movido por Trump para contestar os resultados na Pensilvânia .

Canal alternativo à Fox

Trump atacou a Fox News, acusando-a de “esquecer a galinha dos ovos de ouro”, e planeia lançar canal rival como vingança.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8