page view

38 mortos em queda de avião no Cazaquistão. Vídeo mostra o momento

Aeronave da Azerbaijan Airlines despenhou-se após ataques de drones no sul da Rússia.

25 de dezembro de 2024 às 07:55
A carregar o vídeo ...

Avião da Azerbaijan Airlines com 72 pessoas a bordo despenha-se no Cazaquistão

Redes sociais

Um acidente com um avião da companhia Azerbaijan Airlines no Cazaquistão fez esta quarta-feira 38 mortos, declarou o vice-primeiro-ministro deste país, Kanat Bozumbaev, citado pelos 'media'.

"A situação não é boa, 38 mortos", declarou durante uma reunião com representantes do Azerbaijão o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, citado pela agência russa Interfax. O mesmo número de vítimas mortais foi avançado pelo 'site' pró-governamental Tengrinews.

O Embraer 190 fazia um voo entre Baku, capital do Azerbaijão e Grozni, capital da república russa da Chechénia e levaria a bordo 67 pessoas.

A aeronave estava a fazer a rota de Baku para Grósnia, na Chechénia russa, quando foi desviada centenas de quilómetros da rota programada para se despenhar na margem oposta do Mar Cáspio, após o que a autoridade russa de controlo da aviação afirmou ser uma emergência que pode ter sido causada por um ataque de aves.

De acordo com a Reuters, as autoridades não explicaram por que razão o avião atravessou o mar, mas o acidente ocorreu pouco depois de os ataques de drones terem atingido o sul da Rússia. A atividade dos drones já encerrou aeroportos na região no passado e pelo menos um aeroporto foi encerrado na manhã desta quarta-feira.

Um vídeo do acidente divulgado nas redes sociais mostrava o avião a incendiar-se ao embater no solo à beira-mar, com um espesso fumo negro a subir. O Ministério das Emergências do Cazaquistão afirmou num comunicado que os bombeiros tinham apagado o incêndio e que os sobreviventes, incluindo duas crianças, estavam a ser tratados num hospital próximo. 

O Presidente russo, Vladimir Putin, expressou as suas condolências aos familiares das vítimas, tal como Ilham Aliyev, o Presidente do Azerbaijão. O Governo do Cazaquistão já se mostrou disponível para cooperar com o Azerbaijão na investigação ao desastre aéreo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8