page view

Avós e tios de Émile detidos. O que se sabe sobre estes quatro suspeitos?

Menino de dois anos desapareceu a 8 de julho de 2023. Os familiares são suspeitos de homicídio voluntário e ocultação de cadáver.

25 de março de 2025 às 11:36

Os avós maternos e um tio e uma tia de Émile, o bebé de dois anos que desapareceu nos alpes franceses, no dia 8 de julho de 2023, foram detidos esta terça-feira por suspeitas de homicídio voluntário e ocultação de cadáver, de acordo com a BFM TV.

Segundo o Le Parisien, escutas telefónicas revelaram que havia desentendimentos entre os pais e os avós do menino, ao contrário do que a família tentou mostrar durante as buscas pela criança. 

Os avós do pequeno Émile foram detidos em La Bouilladisse, a cidade natal do casal, a cerca de 200 quilómetros de Haut-Vernet, local onde o menino desapareceu em 2023.

Quem é Philippe, o avô de Émile

Philippe Vedovini, de 58 anos, é o avô materno do pequeno Émile e o responsável pelo menino (juntamente com a mulher) no dia do desaparecimento.

Descrito como um patriarca autoritário, o homem incutiu uma educação rigorosa aos 10 filhos e ao neto. De acordo com o Le Parisien, Vedovini passava uma visão tradicionalista da religião católica.

Fisioterapeuta e osteopata de profissão, o cadastro de Philippe veio à tona em março de 2024, poucos dias antes da descoberta do crânio e das roupas de Émile. Na década de 90, trabalhou como supervisor na comunidade tradicionalista de Riaumont, em Pas-de-Calais. Anos depois, ex-alunos relataram abusos por parte de adultos, bem como violência física e sexual, incluindo violação.

Colocado sob o 'status' de testemunha como parte da investigação judicial, num caso de violência contra menores numa comunidade religiosa local, Philippe foi levado sob custódia policial em abril de 2018. Interrogado pela polícia judiciária de Lille, admitiu apenas punições "um tanto severas" às crianças.

"Pareço um dominador que aterroriza o mundo todo. Tudo isso é falso, mas não me importa", afirmou Vedovini numa entrevista à Famille Chrétienne, em setembro de 2023.

Quem é Anne, a avó de Émile

Anne é mulher de Philippe Vedovini e avó materna de Émile. Segundo o Le Parisien, a mulher também contribuiu para a educação católica rigorosa transmitida aos filhos e neto. 

Philippe e Anne Vedovini tiveram dez filhos, incluindo Marie, mãe de Émile. Há uma diferença de idades entre os irmãos mais velhos e os mais novos, sendo alguns menores de idade. O tio e a tia do menino serão adultos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8