page view

Bolsonaro pede ao Supremo Tribunal a devolução do passaporte para ir à tomada de posse de Trump

Passaporte do ex-presidente brasileiro foi apreendido em fevereiro do ano passado, como uma das medidas determinadas no âmbito do processo acerca da tentativa de golpe de Estado em 2022.

11 de janeiro de 2025 às 12:09

Os advogados do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro pediram esta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do passaporte ao antigo chefe de Estado e autorização para ele viajar aos EUA para a tomada de posse de Donald Trump no segundo mandato presidencial, no próximo dia 20. O passaporte de Bolsonaro foi apreendido em fevereiro do ano passado entre outras medidas cautelares determinadas pelo STF no âmbito do processo que tramita contra o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado em 2022.

O pedido para devolução do documento foi endereçado ao juiz Alexandre de Moraes, responsável no Supremo Tribunal por todos os processos contra Bolsonaro, entre eles o da tentativa de golpe, de apropriação e venda ilegal nos EUA de bens públicos do Brasil, nomeadamente jóias em ouro e diamantes oferecidas ao país por governos estrangeiros, disseminação de notícias falsas e falsificação do boletim de vacinas para poder entrar nos Estados Unidos. Foi Alexandre de Moraes, que Jair Bolsonaro já considerou publicamente o pior inimigo que já teve na vida, quem no ano passado, quando era também presidente do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, tornou o antigo presidente inelegível até 2030, tirando-lhe a possibilidade de se candidatar às presidenciais de 2026 para tentar voltar ao poder.

Quarta-feira, o próprio Jair Bolsonaro divulgou nas suas redes sociais ter sido convidado por Donald Trump para estar na tomada de posse, para a qual, como é óbvio, o presidente Lula da Silva não foi convidado. Trump e Bolsonaro sempre tiveram uma boa relação política e pessoal, o americano apoiou publicamente até com vídeos a tentativa frustada do brasileiro de se reeleger em 2022, e o ex-presidente do Brasil está a contar com uma aproximação ainda maior e uma forte pressão do futuro mandatário dos EUA para o ajudar nos muitos problemas que enfrenta na justiça do Brasil e que podem levá-lo para a cadeia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8