page view

Bolsonaro recua ao pedir desculpa por excessos e garante respeito à democracia

Presidente brasileiro atribuiu as suas frases mais marcantes ao calor do momento político que se vive no país.

09 de setembro de 2021 às 21:24

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, divulgou esta quinta-feira uma declaração oficial à nação, pedindo desculpa pelos seus excessos autoritários e garantindo que nunca esteve nos seus planos atentar contra a Democracia ou atacar outras instituições. Terça-feira, em actos em Brasília e São Paulo que se temeu serem o início de uma ruptura democrática irreversível, Bolsonaro fez ataques muito fortes ao Supremo Tribunal Federal (STF) e anunciou que a partir de agora não acataria mais decisões desse órgão.

Na declaração divulgada esta quinta-feira, Bolsonaro atribuiu as suas frases mais marcantes ao calor do momento político que se vive no Brasil, e reafirmou não pretender, nem nunca ter pretendido, interferir e muito menos anular outros órgãos de poder, como o Supremo Tribunal. Num gesto de aproximação ao juiz Alexandre de Moraes, do STF, principal alvo dos seus ataques por chefiar investigações contra ele,os filhos e aliados, o chefe de Estado assegurou que, apesar de continuar a discordar de algumas decisões, vai responder-lhes dentro da legalidade, através das vias judiciais.

No documento divulgado depois de uma reunião com os seus principais assessores e para a qual foi chamado à pressa, Jair Bolsonaro disse que a harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário não depende da vontade dele. É, sim, uma determinação da Constituição para garantir os direitos de todos.

A declaração, que surpreendeu todos os atores políticos, que esperavam novos gestos de força do presidente, que depois do espanto geral provocou um enorme alívio no mundo político, empresarial e social brasileiro, que aguardava por dias ainda piores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8