page view

‘Bomba fertilizante gigante’ gerou vida no planeta Terra

Investigação revela que meteorito gigantesco terá contribuído para gerar vida. Objeto atingiu planeta há 3260 milhões de anos.

29 de dezembro de 2024 às 01:30

Um meteorito gigantesco, com um diâmetro entre 37 e 58 quilómetros, atingiu a Terra há 3260 milhões de anos. Este meteorito terá sido uma “bomba fertilizante gigante” para a vida no planeta, revela uma investigação agora divulgada, liderada pela geóloga Nadja Drabon, da Universidade de Harvard (EUA). O meteorito, rico em carbono e com fósforo, terá chocado com a Terra a uma velocidade enorme.

“Colidiu com tanta energia que tanto ele como os sedimentos e as rochas que atingiu se vaporizaram. Esta nuvem de vapor de rochas e poeiras ejetada da cratera teria circundado o globo e tornado o céu negro em poucas horas”, descreve Nadja Drabon. A equipa encontrou provas dos efeitos do impacto do meteorito em rochas antigas na África do Sul e acredita que o impacto terá ocorrido no oceano, provocando um tsunami que varreu o planeta, “rasgando o fundo do mar e inundando as costas”. “Muita da energia do impacto seria transferida para calor, o que significa que a atmosfera começaria a aquecer tanto que a camada superior dos oceanos começaria a ferver”.

O meteorito terá libertado uma grande quantidade de fósforo, nutriente crucial para que as moléculas dos micróbios pudessem armazenar e transmitir informação genética. O tsunami misturou águas profundas ricas em ferro com águas menos fundas, gerando um ambiente ideal para muitos tipos de micróbios. “Imaginem que estes impactos são bombas de fertilizantes gigantes”, diz Nadja Drabon.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8