page view

Brasil ultrapassa um milhão de casos prováveis de dengue em dois meses

Gravidade da situação levou sete estados a decretarem Emergência em Saúde Pública.

29 de fevereiro de 2024 às 21:00

O Brasil ultrapassou em apenas oito semanas a barreira de um milhão de pessoas infetadas pela Dengue, e pelo menos 214 delas morreram em consequência da doença. Os assustadores números foram divulgados esta quinta-feira, 29 de fevereiro, pelo Ministério da Saúde brasileiro.

De acordo com o balanço parcial das primeiras oito semanas deste ano, 1 017 278 brasileiros já contraíram a doença, que em 2024 está a apresentar uma velocidade de propagação alarmante. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, no ano passado, no mesmo período, o país registou 207 475 casos de Dengue, cinco vezes menos do que os registados este ano.

As mortes confirmadas nestes dois primeiros meses de 2024 já atingiram as 214, mas o número real será muito superior, pois as autoridades de saúde ainda analisam outros 687 óbitos com características semelhantes. Nas oito primeiras semanas de 2023, foram confirmadas 149 mortes decorrentes de infeção pelo vírus.

A situação é tão grave que sete estados decretaram Emergência em Saúde Pública devido à epidemia de Dengue, que o governo do presidente Lula da Silva, mesmo com números tão graves, continua a chamar de surtos localizados. São eles Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Brasília e Rio de Janeiro.

Há alguns dias, foi iniciada uma campanha de vacinação, mas somente para crianças de 10 e 11 anos e em cidades com maior incidência da infestação. Segundo o Ministério da Saúde, a falta de vacinas nos fabricantes internacionais impede que a campanha possa ser estendida a pessoas de outras faixas etárias em todos os municípios brasileiros, inclusive a idosos e pessoas com doenças pré-existentes

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8