page view

Cão consegue prever pelo cheiro quando a dona vai colapsar e evita ataques

Animal “salva” a mulher ao dizer-lhe quando precisa dos remédios antes dos sintomas aparecerem.

15 de dezembro de 2018 às 18:25

Uma mulher de 30 anos que vive no Reino Unido sofria com colapsos e frequentemente dava entrada no hospital devido à doença de Addison, até que conseguiu controlar o distúrbio com a chegada do cão, Clive. O animal da raça cocker spaniel aprendeu a identificar pelo cheiro quando Michelle Sunderland tem uma queda nas hormonas e precisa dos remédios antes de a mulher apresentar qualquer sintoma de que vai ter um ataque.

A doença de Addison é uma condição que atinge a glândula supra-renal e bloqueia a produção da hormona cortisol. Quando isso acontece, a pessoa pode ter ataques, colapsar, entrar em coma e até morrer. Além disso, o corpo pode parar de produzir a cortisol a partir de qualquer estímulo, como um susto.

O animal tinha apenas nove meses quando Michelle colapsou e quase morreu na casa de banho, avança o jornal The Mirror. A mulher estava a recuperar-se deste ataque quando percebeu que Clive estava a desenvolver comportamentos estranhos, como o hábito de estar sempre próximo a si e dar-lhe lambidas na boca.

No entanto, numa viagem para a cidade de Crufts algum tempo depois, Michelle conheceu uma organização que treinava cães para detetar condições médicas, onde as pessoas disseram-lhe que os hábitos incómodos de Clive podiam estar relacionados com a sua doença.

A mulher decidiu levar o cão para participar dos treinos da instituição. Após alguns meses, Clive tornou-se capaz de identificar pelo cheiro quando Michelle tem uma queda nas hormonas e precisa dos remédios antes do ataque acontecer.

"Minha vida mudou completamente. Eu não fui mais para o hospital. O Clive também fica feliz porque eu percebo os avisos e ele ganha algo bom para comer as vezes. Ele é meu melhor amigo e devolveu-me minha liberdade", relata a mulher ao mesmo jornal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8