page view

Caos ferroviário na Catalunha: Demitidos diretor operacional da Rodalies e gerente de manutenção da Adif

No passado dia 21 de janeiro, um comboio colidiu com um muro de contenção em Barcelona e o maquinista acabou por morrer.

26 de janeiro de 2026 às 17:44
A carregar o vídeo ...

Comboio colide com muro em Barcelona e maquinista morre. É o segundo acidente ferroviário em uma semana em Espanha

AP

Josep Alemany, diretor operacional da Rodalies - serviço ferroviário da Catalunha - foi esta segunda-feira demitido do cargo, segundo o El Español.  O Ministério dos Transportes anunciou também a demissão de Rubén Miguez, gerente de manutenção da Adif - Administrador de Infraestruturas Ferroviárias em Espanha - na sequência do caos ferroviário na Catalunha que se fez sentir nos últimos dias.

Recorde-se que, no passado dia 21 de janeiro, um comboio descarrilou e colidiu com um muro de contenção perto da cidade de Gelida, em Barcelona, e o . Do acidente resultaram também 37 feridos. O comboio envolvido no acidente viajava entre Manresa e Sant Vicenç de Calders. As primeiras hipóteses para o descarrilamento e colisão apontavam para as chuvas torrenciais que se tinham feito sentir na Catalunha e, consequentemente, afetado a estabilidade do muro.

, foi suspensa a circulação dos comboios suburbanos Rodalies. Esta decisão deixou mais de 400 mil passageiros sem saber como se deslocar, obrigando à lotação dos autocarros e restantes meios de transporte públicos. Anualmente, recorrem ao serviço de transportes públicos da Catalunha cerca de 127 milhões de passageiros.

Dois dias antes, em Córdoba, as notícias deram também conta do descarrilamento de um comboio que tirou a vida a 45 pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8