page view

Chuva cor-de-rosa em Los Angeles para travar os incêndios

Até ao momento, há registo de 25 mortes e pelo menos 23 pessoas desaparecidas nos incêndios florestais.

14 de janeiro de 2025 às 14:15

Los Angeles está há uma semana a ser devastada por incêndios florestais. Atualmente há seis focos ativos que continuam a consumir milhares de hectares e a destruir inúmeras habitações e edifícios. Até ao momento, há registo de 25 mortes e pelo menos 23 pessoas desaparecidas. As últimas imagens que chegam do trágico cenário são de aviões a lançar um líquido cor-de-rosa - substância retardante de fogo - nos subúrbios de Los Angeles, no estado da Califórnia, Estados Unidos da América.

Segundo as autoridades, citadas pela BBC News, este líquido cor-de-rosa foi lançado abundantemente para impedir a propagação das chamas.

Que substância é esta?

Chama-se Phos-Chek e é vendida por uma empresa chamada Perimeter. O retardante de fogo é utilizado nos EUA desde 1963 para combater incêndios e é o principal a ser utilizado a longo prazo pelo Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia. De acordo com a Associated Press, o Phos-Check é ainda o retardante de fogos a que mais se recorre no mundo. É lançado à volta de um incêndio florestal em terrenos e vegetação para impedir que as chamas se propaguem na área envolvente.

Carros, entradas de casas e na natureza pintados de cor-de-rosa. Este líquido tem sido usado nos incêndios de Los Angeles para evitar que as chamas se alastrem. Assim que os bombeiros consigam apagar as chamas, é aconselhado, pela empresa, que se proceda à limpeza do mesmo. Para remover o retardante de pequenas superfícies, deve-se utilizar água morna e detergente. Para superfícies maiores, é necessário recorrer a máquinas de lavar a pressão.

Este produto é constituído por 80% de água, 14% de sais de fertilizante e 6% de corantes e inibidores de corrosão. A cor rosa é, segundo a empresa, "uma ajuda visual para pilotos e bombeiros”. A cor desvanece-se para tons de terra alguns dias após a exposição à luz solar.

Os retardantes “diminuem a taxa de propagação arrefecendo e revestindo os combustíveis, esgotando o oxigénio do fogo e diminuindo a taxa de combustão do combustível, uma vez que os sais inorgânicos do retardador alteram a forma como os combustíveis ardem”, explica o Serviço Florestal dos EUA.

O uso do Phos-Chek tem estado na origem de algumas polémicas. Em 2022, a organização Forest Service Employees for Environmental Ethics, constituída por funcionários do Serviço Florestal dos EUA meteu uma ação judicial por considerar que o uso do produto viola a legislação do país relativamente a águas limpas, considerando o despejo da substância sobre as florestas. Além disso, defende que o Phos-Check mata peixes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8