page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Cinco dias antes do apagão, Repsol alertou para "falha elétrica grave"

Sistema espanhol já tinha vindo a apresentar problemas na semana passada.

29 de abril de 2025 às 18:06

"Corte inesperado devido a problemas técnicos com o fornecimento de energia". Foi desta forma que há cinco dias, no dia 24 de abril, a petrolífera espanhola Repsol alertou alguns dos seus principais clientes que as entregas de produtos na refinaria de Cartagena, Espanha, seriam suspensas devido a uma falha no fornecimento de energia, de acordo com o El Mundo.

A Repsol referiu que uma "falha elétrica grave", "alheia à central", obrigou a empresa a ativar uma cláusula de "força maior". Segundo o jornal, os mecanismos de proteção das refinarias são ativados quando detetam perturbações no sistema elétrico, como a que provocou, na segunda-feira, o apagão que afetou Portugal e Espanha, evitando assim um colapso das operações.

Não é possível retomar a atividade enquanto a rede elétrica não estiver completamente estabilizada.

A missiva descreve um "excesso de tensão" que levou ao disparo das proteções de duas estações de comboio na linha de alta velocidade entre Madrid (Chamartín) e as Austúrias (Pajares), no dia 22 de abril.

No gráfico que acompanha a explicação, é possível ver que o momento de "excesso de tensão" aconteceu no mesmo período em que Portugal exportava eletricidade de Espanha, tal como França e Marrocos.

A Red Eléctrica espanhola indicou, na segunda-feira, que a causa do apagão deveu-se a um forte desajuste entre a oferta e a procura “devido a uma perda de produção” superior à que é possível amortecer. O incidente provocou um “colapso total do sistema elétrico”.

Várias fontes técnicas citadas pelo jornal dizem ver semelhanças entre o que aconteceu na segunda-feira e os episódios de instabilidade registados na semana passada. A evolução do sistema elétrico espanhol, na última semana, revela uma dinâmica cada vez mais frequente: um excesso de produção fotovoltaica, sempre nos mesmos horários, que excede a procura. Trata-se de uma situação para a qual o sector tem vindo a alertar há algum tempo e que está a obrigar a Red Eléctrica a interromper a produção de numerosos parques solares para evitar desequilíbrios.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8