page view

Cinco violadores em liberdade causam polémica em Espanha

Audiência de Navarra considerou que não há risco de fuga nem de reincidência.

23 de junho de 2018 às 09:53

A saída em liberdade condicional, esta sexta-feira, dos cinco jovens condenados por violar em grupo uma jovem de 18 anos, em Pamplona, nas festas de San Fermín, está a causar polémica em Espanha. O próprio governo pôs em causa a formação dos juízes e anunciou que pondera endurecer a lei para proteger as vítimas de violação.

Os cinco membros da ‘Manada’ deixaram a prisão após dois anos de prisão preventiva e depois de pagarem a fiança de seis mil euros imposta pela Audiência de Navarra. A libertação significa que não ficam presos enquanto tramitam recursos da sentença de primeira instância que os condenou a nove anos.

O tribunal justificou a decisão alegando que não há risco de reincidência, pois os jovens são conhecidos desde a violação de 2016, nem de fuga, pois não têm meios financeiros para tal.

Enquanto nas ruas se multiplicam protestos contra a libertação, o governo de Pedro Sánchez criticou os juízes, afirmando que violaram o princípio de manter "um condenado preso até cumprir metade da pena". Acresce que, como frisou Isabel Celaá, porta-voz do Executivo, "os factos provados são gravíssimos"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8