page view

Condutor é condenado por matar três jovens após inalar óxido nitroso na Inglaterra

Culpado conduzia a 160 km/h numa estrada onde o limite de velocidade era 48 km.

19 de dezembro de 2024 às 00:00

Thomas Johnson, de 19 anos, foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão após admitir, esta quarta-feira, ter inalado óxido nitroso enquanto guiava o carro onde seguiam três jovens que acabaram por morrer num acidente, em Oxfordshire, na Inglaterra.

Segundo a Sky News, a perícia à viatura permitiu concluir também que o culpado conduzia a 160 km/h numa estrada onde o limite de velocidade era de 48 km. O acidente aconteceu em junho de 2023, mas só esta quarta-feira é que foi conhecida a sentença.

Daniel Hancock, de 18 anos, Ethan Goddard, de 18 anos, e Elliot Pullen, de 17 anos, seguiam na viatura e não sobreviveram aos ferimentos. Thomas, o condutor, sobreviveu, mas sofreu vários ferimentos graves. 

Já em tribunal, Thomas afirmou que não tomou óxido nitroso este ano, mas recorda-se "de ter tomado uma vez em 2023 com um grupo de amigos, antes mesmo de saber dirigir". Porém, não tem "memórias depois disso".

Imagens captadas momentos antes do acidente foram cruciais para a investigação. Os jovens registaram o momento em que passaram óxido nitroso entre o grupo e, no vídeo, as autoridades verificaram que Thomas tinha um balão de gás no rosto.

Ton Jenkins, detetive sargento da unidade de investigação de colisões graves da Polícia de Thames Valley, explicou à Sky News que o óxido nitroso impacta a capacidade de tomar decisões. "Neste caso, o uso de óxido nitroso ocorreu ao longo de várias horas e até 30 segundos antes do acidente".

A juíza responsável pelo caso, Emma Nott, considerou que o acidente ocorreu devido a ações provocadas por "emoções de adolescentes". Devido a esses "erros de adolescente", a juíza considera que a vida do jovem ficará marcada "para sempre" por esta situação trágica. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8