page view

Dalai Lama prepara sucessão espiritual

Líder espiritual celebra 90 anos a 6 de julho e deverá abordar o tema da sucessão.

28 de junho de 2025 às 01:30

Dalai Lama celebra 90 anos a 6 de julho. As celebrações arrancaram já esta segunda-feira em McLeod Ganj, nos Himalaias do lado da Índia, onde o líder tibetano vive exilado desde 1959, após fugir da repressão chinesa no Tibete. Espera-se que o ponto alto das comemorações seja na quarta-feira, quando o Nobel da Paz se dirigir aos tibetanos.

As palavras do Dalai Lama são aguardadas com expectativa uma vez que deverá abordar o tema da sucessão. Apesar de o atual titular ter sugerido que poderá não haver sucessor, a maioria dos tibetanos defende a continuidade. No entanto, muitos receiam que a China tente nomear um sucessor controlado por Pequim.

Tenzin Gyatso, nasceu em 1935, e com dois anos foi reconhecido como a 14.ª reencarnação do Dalai Lama. Em 2011, abdicou de todas as responsabilidades políticas, transferindo o poder para um governo tibetano no exílio, eleito democraticamente.

“Enquanto estiver física e mentalmente apto, considero importante estabelecer as regras para designar o próximo Dalai Lama”, afirmou o líder espiritual.

“As pessoas devem decidir se o ciclo das reencarnações deve continuar”, acrescentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8